quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Pequenas coisas do quotidiano em Luanda - Parte III

O cabelo

Cortei o cabelo antes de vir para Luanda. Eu, que detesto cabeleireiros, decidi dedicar uma hora do meu dia à camada pilosa que cobre o meu magnífico cérebro. 

"Tem o cabelo tão seco, vou fazer-lhe um tratamento..."

Como sempre, saí do cabeleireiro a pensar que foi o tempo e o dinheiro mais mal gastos da minha vida.

Não que o corte tenha ficado mau, até ficou bastante catita. E ainda fui presenteada com uma demorada massagem ao couro cabeludo que me soube que nem ginjas e quase acalmou a ansiedade pré-Luanda.

Mas deixar de almoçar (prazer que raríssimas vezes abdico) em troca de uma modificação temporária de resultados incógnitos e irrelevantes para a minha felicidade e para a minha aparência geral foi, a bem dizer, estúpido.

E ainda mais estúpido é se considerar que, nesta terra e com este clima, é completamente impossível reproduzir com o mínimo de semelhança a configuração que o profissional de cabelos conseguiu esculpir na minha cabeleira com tamanha arte e perícia.

É que ter cabelo frisado, aqui, tem solução. Vai-se ao cabeleireiro e faz-se um desfrisamento (ou outra coisa qualquer que a minha ignorância capilar me impede de pronunciar). Ou então usa-se ao natural. Ou faz-se trancinhas. O look africano tem a vantagem de permitir mil e uma rebeldias e, ainda assim, manter toda a dignidade. Se me atrevesse a tais aventuras mais pareceria estar a atravessar uma crise de adolescência tardia. Ou pior.

O cabelo ondulado e volumoso é muito mais complicado neste lado do Planeta. Desfrisar não adianta porque não tira o volume. Esticar é mentira porque a persistente humidade enrola novamente todo e qualquer fio de cabelo. 

Até podia usar despreocupadamente a minha farta cabeleira ao vento, como uma verdadeira indigente. Sim, porque perderia certamente o emprego. Mas o maior problema é a franja (outra bela ideia que me ocorreu durante a massagem capilar - devia estar em transe).

Valha-me o rabo de cavalo e os ganchinhos. Não fora isso, bem poderia recomeçar a carreira do Serafim Saudade...




2 comentários:

Glória disse...

É muito bom ler-te!
Ainda não vi foi fotos dessa franja :)

Beijinhos querida ***

Lena disse...

Gostei!!! Beijinhos.