sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Estive para ganhar o euromilhões,

mas em vez disso ganhei juízo. Duas vezes.

Há dias em que me dava jeito ter cinco mãos, sete pés e noventa e duas horas. Como não me conformo com a minha compungente condição espacio-temporalmente limitada, resolvo fazer tudo ao mesmo tempo. É esta a miserável desculpa que apresento ao meu culpado ego por ter atendido o telemóvel enquanto conduzia.

Infelizmente o Senhor Agente não se comoveu com a mesma facilidade.

"A Senhora Condutora ia muito distraída..."

"Pois ia Senhor Agente...", disse candidamente, enquanto preparava uma lágrima.

"Estivemos parados ao seu lado no semáforo quando atendeu o telefone. Só faltou bater-lhe no vidro".

O semáforo tinha ficado há 10 minutos atrás. Não tinha alternativa - a lágrima tinha de saltar com urgência.

"Oh Senhor Agente, peço imensa desculpa!" [soluço, olhos esbugalhados] "Foi uma emergência!" [soluço, testa franzida] "Nunca faço estas coisas" [soluço soluço, mão na testa, soluço] "Foi uma vez sem exemplo" [soluço, lágrima, beicinho, lágrima, beicinho].

Respirei fundo e repeti a dose. Aproveitei para lhe ver o nome na lapela e comecei a tratá-lo pela sua graça, a ver se o amanteigava.

"Vou ter que a autuar, não há mesmo maneira de dar a volta a isto."

Xiça. Já não há cavalheiros. Exausta do choramingo, que não me estava a levar a lado nenhum, perguntei-lhe quanto é que era a multa.

"120 euros."

Se me tivessem dado com um escafandro nos dentes teria doído menos. Saltaram-me as lágrimas sem licença. Chorei com tal vontade que me faltou o ar, qual Alma perdida, como se a minha inteira existência passada, futura e póstuma dependesse da misericórdia do Senhor Agente.

"Ó Senhor Agente Jerónimo... [nome fictício]" ainda balbuciei, com as mãos unidas em oração, com muitas fungadelas suplicadas. Nem consegui terminar a frase, tal era o meu estado de prostração.

Nada. Nem uma abébia. Nem um desconto.

Que saudades de Angola.

Desconsolada e de papel químico na mão, lá segui caminho, enxugando as lágrimas (agora genuínas), orquestrando mentalmente a criativa impugnação que ia apresentar em minha defesa. Valha-me a justiça portuguesa.

Até aqui nada de transcendente: é a história de mais uma vítima da sua própria estupidez.

O dia seguinte era sexta-feira. Picado o ponto de saída, esperava-me uma noite em grande: teatro, petiscos, imperiais e, quem sabe, um pezinho de dança.

E assim foi, sem alarmes nem surpresas. Regalada com o serão, pedi boleia para casa a uma amiga minha no final da noite. 

Navegando calmamente pela estrada fora, um aglomerado de luzes, carros e agitação atabalhoada surpreendeu-nos quase a chegar a casa. Era uma operação STOP.

"Olha em frente como se não fosse nada contigo."

Mesmo que não fosse, passou a ser. Um dos Senhores Agentes escolheu-nos (aleatoriamente) para uma pequena conversa. Ambas sentimos um ligeiro calafrio - quem não treme perante o esbracejar da autoridade? 


"Boa noite Senhora Condutora".


Desta vez não era eu. Senti-me cobardemente aliviada. Depois das apresentações e exibição dos devidos documentos, veio a pergunta fatal,

"A Senhora Condutora ingeriu bebidas alcoólicas?"

A minha amiga estava a beber água há quase duas horas, mas antes disso havia sucumbido a dois pecados.

"Sim, Senhor Agente. Bebi duas caipirinhas."

"E de certeza que, para manter a linha, não comeu nada...?"

"Ihihihi"

Até àquele momento estava a correr bem. O pior foi quando a minha amiga, que soprava no balão pela primeira vez na vida, obrigou o Senhor Agente a repetir o teste quatro vezes.

"NÃO É ASSIM - inspire até ao fim e EXPIRE com força para dentro do tubo!"

Funesta expiração que fez apitar a maquineta dos infernos!

250 euros de multa. Saltou-me a tampa.

"Oh Senhor Agente, pelo amor de Deus, ainda ontem fui autuada!! Será possível???"

"E foi autuada porquê?"

"Vinha a conduzir e a falar ao telemóvel..."

"E NÃO SE RECORDA DE MIM?"

Era o mesmo Agente. O mesmo Agente Jerónimo. À minha saúde. Em zona e horário diferente. Era coisa do diabo. Dos diabos.

"Não vai começar a chorar agora pois não?" 

"Claro que não Senhor Agente, mas veja lá esta situação, dois dias seguidos... "

"Vamos esperar um bocadinho e já cá volto."

A minha amiga bebeu toda a água que havia no carro, só faltou ir ao recipiente do mija-mija. O certo é que os céus ouviram as nossas preces e o resultado do teste final já escapava à contra-ordenação.

Em jeito de despedida, disse-lhe a minha amiga "Obrigada Senhor Agente!"

"Obrigada não, isto tudo se paga..."

Arre. Por esta é que não esperava.






Sem comentários: